Saúde
Vacina contra a Covid em bebês foi liberada nos Estados Unidos
A vacina contra a Covid em bebês foi liberada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) neste sábado (18). As vacinas autorizadas foram a Moderna e Pfizer.
Vacina contra a Covid em bebês
Foram necessária a votação dos especialistas que aprovaram por 12 a 0 a vacinação contra a Covid para crianças, ou seja, o voto da maioria. A vacina já havia sido liberada para crianças de seis meses e cinco anos.
Para as crianças acima dos cinco anos, a vacina já foi autorizada nos Estados Unidos segundo normas autorizadas pela Agência Reguladora de Medicamentos (FDA). Sendo uma infecção que mata as crianças, a representante Beth Bell, disse que “é uma oportunidade de impedir isso”.
Vacina foi liberada nos Estados Unidos
Crianças de cinco a onze anos já estão sendo vacinadas no EUA com doses das vacinas Pfizer-BioNTech, porém, apenas 29% delas nesta faixa etária já foram imunizadas com o ciclo completo das doses.
No caso da vacina da Moderna para as crianças a partir dos seis meses, serão aplicadas as duas doses com intervalo de seis um mês. A dose para os bebês corresponde a 25 microgramas, um quarto da dose que um adulto recebe.
Eficácia da vacina em bebês
A taxa de eficácia foi de 51% na prevenção da infecção por ômicron para crianças de seis meses a dois anos e cerca de 37% eficaz para aquelas entre dois e cinco anos.
No Brasil, não foi aprovada nenhuma vacina para crianças de cinco anos abaixo, que é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).