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Goiânia

Plano de Mobilidade de Goiânia tem meta até 2033

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Plano de Mobilidade de Goiânia tem meta até 2033

O ambicioso Plano de Mobilidade de Goiânia tem meta prevista para até 2033, conforme anúncio feito pela Prefeitura nesta segunda-feira, (16). Chamado de PlanmobGyn, o projeto tem como interesse melhorar a qualidade de vida dos pedestres e ciclistas com a construção de 40 km de ciclovia.

Plano de Mobilidade de Goiânia

Além do projeto de ciclovia, que terá pontos com 20 bicicletas de uso público, a prefeitura de Goiânia prevê melhorias no tráfego de veículos na capital, com 28,6% de toda a frota do estado, segundo dados do Departamento Estadual de Transito (Detran).

Serão 20 pontos que vão servir como base para as bicicletas de uso coletivo distribuídos em vários locais da capital, segundo projeto da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. A questão se esbarra em custos e processos de licitação de obras e equipamentos, além do longo prazo, previsto para ser concluído em até dez anos.

Metas planejadas

Segundo a chefe da Seplan, Verônica Mansur Barbosa, “A proposta é que a empresa que venha faça a divulgação dela, sem gastos para a prefeitura. O ganho da empresa é na divulgação da marca. Em 30 dias, será feito o chamamento público para esses pontos de bicicleta compartilhados”, explicou.

O Plano de Mobilidade de Goiânia é ambicioso em todos os detalhes, o que surge dúvidas dos contribuintes devido ao seu anúncio ocorrer em pleno ano eleitoral. Ao todo, são 70 metas planejadas, incluindo eficiência, capacitação, informação, operacionais, custos de integração e requalificação.

Estudo técnico

Governo quer contrato de 25 anos com transporte coletivo em Goiânia

Foto: Izaías Sousa / Goiás Hoje

Transporte coletivo

Em relação ao transporte público, o projeto tem como objetivo oferecer ônibus de qualidade, com uma nova frota de 200 veículos, dentre eles alguns modelos elétricos e com ar condicionado. Hoje, o transporte coletivo de Goiânia tem cerca de 500 mil usuários por dia, e o Plano de Mobilidade deve atrair mais usuários que poderão deixar o veículo particular em casa para usar o transporte coletivo na capital.

Veja as propostas

Transporte Público Coletivo

  • Prioridade do Transporte Coletivo – tornar mais atrativo e competitivo diante dos modais individuais;
  • Revisão nas linhas de Transporte Coletivo – redefinir as linhas conforme as demandas atuais;
  • CityBus – reativar os serviços de transporte CityBus na cidade;
  • Qualificação das viagens – implantar avaliação do Sistema de Transporte Público com nível de excelência no conforto das viagens;
  • Renovação da Frota – aquisição de veículos autossustentáveis e compatíveis ao padrão de acessibilidade universal;
  • Infraestrutura de Integração entre Modais – implantação de infraestrutura de integração entre o Transporte Coletivo, Individual Motorizado e Ativo;
  • Segurança do Usuário – implementar o monitoramento interno periódico nos veículos de transporte público e nos terminais.

Transporte ativo

  • Plano das Rotas Emergenciais de Calçadas – definir rotas acessíveis
  • emergenciais;
  • Plano Municipal de Caminhabilidade Segura – ações de readequações e/ou requalificações das calçadas da cidade;
  • Bicicleta Compartilhada e Equipamentos de Mobilidade Individual – retomar e ampliar o serviço de bicicleta compartilhada e o uso dos equipamentos de mobilidade individual;
  • Observatório de Mobilidade Urbana de Goiânia – instrumento de análise, diagnóstico e prognóstico da mobilidade em Goiânia;
  • Ciclismo e Caminhada – incentivar e ampliar o lazer ciclístico e a caminhada voltados para o bem-estar e saúde de todos os cidadãos;
  • Ampliação Rede Cicloviária – rever e definir a complementação da rede cicloviária existente, compatibilizando a velocidade das ruas e a integração dos trechos.

Transporte Individual Motorizados Remunerado

  • Integração Transporte Individual Remunerado de Passageiros com o Sistema de Transporte Coletivo – integrar serviços de transporte escolar, táxi, mototáxi ao transporte coletivo;
  • Qualificação do Transporte Individual Motorizado Remunerado de Passageiros – aumento, regularização e modernização das frotas de taxi, mototáxi e escolares da cidade.

Transporte de Cargas

  • Logística Urbana – reduzir os problemas logísticos garantindo a circulação de cargas dentro da cidade;
  • Sustentabilidade Ambiental e Inovação – minimizar os impactos ambientais gerados pela atividade de logistica e transporte urbano na cidade;
  • Qualificação da Logística Urbana – buscar soluções mais eficientes e seguras de infraestrutura de logística urbana dentro da cidade;
  • Circulação Viária e Transporte Individual Motorizado
  • Legislação e Políticas Públicas para Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável – garantir a revisão da legislação existente e a criação de políticas públicas de incentivo à promoção da Mobilidade Urbana Sustentável;
  • Segurança e Seguridade na Circulação Viária – elaborar e implementar normas que interfiram na dinâmica do trânsito e comportamentos dos diversos modais da cidade.

Atividade de Estacionamento

  • Estabelecer normas para a atividade econômica de estacionamento para imóveis particulares;
  • Participação Popular – viabilizar a participação popular na cidade por meio de instrumento legal;
  • Uso dos Espaços Públicos na Cidade – maximizar e incentivar o uso dos espaços públicos;
  • Fiscalização Eficiente – implementar uma fiscalização eficiente por parte do poder público;
  • Engenharia de Trânsito e Mobilidade – realizar intervenções para o disciplinamento do trânsito e redesenho das características das vias urbanas;
  • Ampliação da Rede Macro e Microcicloviária – ampliar a rede maro e microcicloviária em consonância com as estratégias propostas pela mobilidade ativa – pedestres e bicicletas.

Infraestrutura do SMUGyn

  • Unidade Administrativa de Gestão de Infraestrutura Urbana – gestão e planejamento visando criar um grupo consultivo e executor das propostas e ações que tratam da infraestrutura de mobilidade urbana;
  • Desenvolvimento de Banco de Dados – gestão de planejamento e desenvolvimento de banco de dados para subsidiar estudos e informações referentes à infraestrutura de pavimentação e drenagem urbana;
  • Eficiência da Infraestrutura do Sistema de Mobilidade Urbana – ação de gestão e planejamento que visa a qualificação técnica profissional e de tecnologia;
  • Segurança e Seguridade nos Dispositivos de Deslocamentos – ação de planejamento e gestão que visa minimizar as situações de risco para o pedestre;
  • Drenagem Urbana – ação de planejamento e gestão que visa a reestruturação da infraestrutura de drenagem urbana.
  • Integração dos Modos de Transportes de Goiânia
  • Integração entre o Sistema de Transporte Coletivo e o Modo Ativo – integrar o sistema de transporte coletivo com o modal bicicleta e a pé;
  • Integração entre o Sistema de Transporte Coletivo e o Modo Transporte Individual Motorizado – integrar o sistema de transporte coletivo com o modal transporte individual motorizado.
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