Connect with us

Uncategorized

Os dados sobre a violência contra a mulher em Goiás

Avatar

Published

on

Os dados sobre a violência contra a mulher em Goiás

Com uma grande rede de apoio disponível para o atendimento às mulheres vítimas de violência, como a central do Ligue 180, em rede nacional, os números de casos aumentam todos os anos em uma escala difícil de ser revertida.

Violência contra a mulher em Goiás

O Ligue 180 totalizou, em 2024 — 18.232 atendimentos registrados em Goiás, com um aumento de 34,1% em relação ao ano anterior, quando 13.588 foram computados.

Em Goiás, houve aumento de 26,9% no número de denúncias, passando de 3.483 em 2023 para 4.422 em 2024. Desse total, 3.853 foram recebidas por telefone e 475 por WhatsApp.

No total, as denúncias partiram da própria vítima ou de terceiros, já que algumas mulheres ainda sofrem vários tipos de intimidação por parte dos agressores caso denunciem os parceiros no contexto de violência.

Em números, as denúncias registradas pelas próprias vítimas foram 2.083, contra 1.616 registradas por terceiros, que inclui parentes das vítimas ou pessoas próximas, como amigos e vizinhos. Geralmente, os dados mostram que as vítimas sofrem violência dentro de suas casas, na relação com os agressores.

Denúncia e questão social

Embora as vítimas estejam dispostas a denunciar os agressores, grande parte das mulheres adiam a decisão por dependência econômica do parceiro, situação que se esbarra, também, na questão social de amparo.

Além disso, há outras questões ligadas diretamente à violência doméstica contra as mulheres, como o cenário que elas enfrentam diante dos filhos e outros parentes, o que agrava ainda mais a situação em relação à saúde psicológica de quem sofre e/ou presencia a violência.

Programas sociais e governamentais são criados rotineiramente para atender as vítimas e prevenir crimes contra a mulher e de gênero, porém, quase sempre não há suporte físico para a manutenção da vítima longe dos agressores por um período, como abrigos e similares.

Delegacias Especializas em Goiás

Nos municípios de Goiás, somente nas cidades com maior número de habitantes contam com uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

De acordo com a estimativa, somente os municípios com população superior a 50 mil habitantes contam com uma Deam, que presta atendimento de forma regionalizada por meio da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).

Órgãos de prevenção e enfrentamento

Órgãos com a Polícia Militar, a Polícia Civil e as Defensorias Públicas são os canais mais divulgados em campanhas de enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher, incluindo suas campanhas rotineiras e anuais na divulgação de políticas de segurança pública.

Em 2024, a Central Ligue 180 atendeu 691.444 ligações de todo o território nacional, o que representa um aumento de 21,6% em relação a 2023. O número de atendimentos pelo WhatsApp, lançado em abril de 2023, passou de 6.689 em 2023 (743/mês) para 14.572 em 2024 (1214/mês) — salto de 63,4%.

Como os dados são do ano anterior ao vigente, os números de 2025 sobre a violência doméstica contra a mulher deve ser divulgado no final do presente ano.

SEGURANÇA

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

POLITICA

Fusão do PSDB com o Podemos fortalece Marconi Perillo Fusão do PSDB com o Podemos fortalece Marconi Perillo
Politica1 semana ago

Fusão do PSDB com o Podemos projeta Marconi Perillo

Uma fusão entre o PSDB com o Podemos fortalecerá o nome de Marconi Perillo, presidente nacional do partido. A junção...

Bruno Peixoto é acusado de proteger secretário de Saúde Bruno Peixoto é acusado de proteger secretário de Saúde
Politica2 semanas ago

Bruno Peixoto é acusado de proteger secretário de Saúde

O secretário da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis, desmarcou o compromisso de prestar informações sobre a gestão na Assembleia...

Prefeito Paulo Vitor assume a Federação Goiana dos Municípios Prefeito Paulo Vitor assume a Federação Goiana dos Municípios
Politica2 semanas ago

Prefeito Paulo Vitor assume a Federação Goiana dos Municípios

Prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (UB) foi eleito presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) para o quadriênio 2025...

Decisão do TRE-GO mantém Ronaldo Caiado elegível Decisão do TRE-GO mantém Ronaldo Caiado elegível
Politica3 semanas ago

Decisão do TRE-GO mantém Ronaldo Caiado elegível

Com a chapa cassada por abuso do poder político, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve os direitos políticos do governador...

bolsonaro-malafaia bolsonaro-malafaia
Politica3 semanas ago

Silas Malafaia se comporta como ‘advogado de Bolsonaro’

O pastor Silas Malafaia deixou a exclusividade do púlpito da igreja que administra e age como um verdadeiro ‘advogado de...

Projeto político de Caiado é manifestação de independência Projeto político de Caiado é manifestação de independência
Politica3 semanas ago

Projeto político de Caiado é manifestação de independência

O governador Ronaldo Caiado (UB) lançou sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 durante evento realizado em Salvador (BA)....

Caiado lança pré-candidatura à Presidência em Salvar (BA) Caiado lança pré-candidatura à Presidência em Salvar (BA)
Politica3 semanas ago

Caiado lança a pré-candidatura à Presidência em Salvador (BA)

Salvador (BA) foi a cidade escolhida por Ronaldo Caiado (União Brasil) para lançar sua pré-candidatura à Presidência da República nesta...

BRASIL

EDUCAÇÃO

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN de Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br Desenvolvido por Agência Talos