Goiânia
Lei permite taxistas fazer transporte intermunicipal

Por meio do projeto de lei n.º 3450/25, de Amauri Ribeiro (UB), os taxistas de Goiânia e de Goiás poderão transportar passageiros entre municípios e não serem penalizados pela legislação vigente, que autoriza apenas empresas de ônibus ou empresa privada fazer o transporte com a autorização dos órgãos reguladores.
Vitória para os taxistas
Com a aprovação do projeto, os taxistas de Goiânia podem transportar, também, passageiro diverso ao da ida. A nova lei prevê a necessidade de comprovar solicitação prévia de passageiro, inclusive por meio de mensagens emitidas via celular, ou solicitação de hotel, ou estabelecimento similar, localizado no município de origem da autorização.
Para o deputado Amilton Filho (MDB), defendendo o serviço de táxi, os profissionais “precisam se reinventar”. Hoje a concorrência com aplicativos é muito dura com os taxistas, disse.
Aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto que altera a prestação de serviços de transporte privado deve ser levado para a sanção do Governador Ronaldo Caiado (UB).
Concorrência entre taxistas e aplicativos
Na Grande Goiânia, motoristas de táxis fazem o que podem para manter a clientela e não perder passageiros para os motoristas por aplicativos, muitos deles trabalhando de forma ilegal e sem as devidas fiscalizações das empresas prestadoras.
A disputa por passageiros acontece diariamente em locais com grande fluxo de pessoas, como na Estação Rodoviária de Goiânia e no Aeroporto Santa Genoveva, além das imediações de grandes hospitais e espaços públicos de lazer.
